sábado, 4 de dezembro de 2010

Buscai as Coisas do Alto

Essa é a segunda vez que eu tento escrever no blog. É dia daqueles agoniados, de saudade, ansiedade... O primeiro texto, q já exclui, buscava explicar a expressão "morrer de saudade", eu contava como é o meu morrer diário de saudade - o perder de mais um café da manhã compartilhado, o de mais uma conversa nos olhos...

Mas pensei que existem tantas outras situações mais difíceis. São mtas as pessoas que vivem longe dos que amam e ainda assim são felizes. Eu, talvez por ter sido mimada demais, ainda não faço parte dessa estatística. No entanto, sei que esse tempo afastada veio como providência divina. Logo, mesmo q doa, Cumpra em mim o Teu querer!

E por estar sozinha, tenho mais liberdade de escolher minhas companhias, ainda q virtuais. Tenho sentido uma falta do Padre Léo. Fui atrás dele nos muitos vídeos disponíveis no YouTube. Chorei de saudade! Mas ficou a lição: "Buscai as Coisas do Alto!".

Ao final da vida, ele ficou mt debilitado, não conseguia caminhar, nem pregar... e na última aparição pública, ressaltou: "Essa doença tirou tudo de mim... mas não tirou a minha fé".

Acho q esse é um dos textos mais tortos q já escrevi... são palavras misturadas com lágrimas, letras turvas... Desculpem! Mas não é msg de desesperança, pq eu tenho a certeza q tdo caminha bem e se eu fechar os olhos, poderei ser feliz, simplesmente pq eu tenho fé.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Um Dia de Amor

Faz tempo q não passo por aqui, pq os dias em SP não têm sido fáceis! Vontade agoniada de voltar p casa e por isso, a necessidade de estudar-estudar-estudar! SP passou à condição de reformatório: de casa p o trab e do trab p casa! Tempo de lazer é só hora de estudar mais!

Mas hj acordei mais cedo (pra estudar) pq sabia q à tarde tinha compromisso! Fui a convite de Tatiana, q mora comigo, a três abrigos de crianças e adolescentes! Não sei como escrever as próximas palavas sem cair em clichê! Levamos doces, pipocas... tudo bem embalado, do jeito q todo mundo gosta!

Fiquei e ainda estou fora do eixo, numa paz, q eu não experimentava há tempos! No primeiro abrigo, sentei no chão, p ajudar na distribuição dos presentes! Veio logo uma pequena, Michele, e desabou no meu colo! Os cabelos perfumados... q ficava difícil não chegar pertinho! Comecei a passar a mão na perninha e ela deu um pulo! Eu peguntei: "Tá dodói?". E ela: "Não... Calinho (carinho)...". Eu me desmanchei!

Num outro abrigo, um moleque lindo veio me pedir p abrir um docinho p ele... Abri e guardei o papel, na minha... E ele, cinco minutos depois: "Tia, cadê o papel? Colocar no lixo!". Tinha uns 4 anos!!!

Os bebês, coloquei dois no colo... Eles se desmancharam no meu peito... tão bonzinhos, quietinhos... Eu q já pensava em adotar, fiquei com mais vontade! Mas se não tenho ainda um lar-doce-lar p receber, ficarei, por ora, com as visitas. O passeio de hj encheu meu coração de amor, um amor q deve ser como o q Deus Quer!

sábado, 23 de outubro de 2010

Pq eu ouço BICICLETAS, BOLOS E OUTRAS ALEGRIAS

1. "Gostei de ser de quem me gosta".
2. "E nós emagrecemos para as amigas, inimigas todas".
3. "Resistindo a tudo seremos-dois velhos felizes-de mãos dadas numa tarde de sol-pra sempre".
4. "Parabéns, Felipe!".
5. "Vê se fica bem, meu bem".
6. "Hoje sei que tenho tudo". ("Me esqueci de respirar" COM A SONORIDADE)
7. "Faça luz onde há involução".
8. "Quem disse que faniquito não cura".
9. "Vá que o sol já vem".
10. "Se eu for aí, faça valer a pena".
11. "Eu insisto em ser maior".
12. "Se tudo que eu vejo está aqui pra te servir".

São só frases soltas de alguém que canta o que o meu coração tantas vezes vibra. Por isso, mais dias de Dona Vanessa da Mata.

domingo, 17 de outubro de 2010

Dos presentes dos 29......... e por enqto só!

Msg fonada (oito dias antes do niver) + voo + livro (desde sempre ganho livros da minha mãe. Dessa vez, Deus em questão) + bolsa de pano cheia de nós + pacote de biscoito e uma dz de ovos (contribuição da minha tia-vizinha p o niversário) + montão de msgs pelas redes + unhas azul ciano (dei-me de presente) + sapatilha-arte com cartão (n-amor) + blusa de flor + cesta de café da manhã à la CRB + lençóis de flores cor de rosa + caixa de chocolate + colar e brincos + pulseira e brincos + multidão em casa + madrugada aos papos + almoço de dom com jeito de almoço de dom + japanese food with luv and friends + voo + brigadeiro + Ágape + Vanessa da Mata e bolos, bicicletas... + sapatilha-cor-de-rosa + chocolates do mar = recordações de quem é abençoada.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Lembranças de uma jornalista na reserva

Com 20 anos, fui estagiária de quem acreditou em mim! Com um jeans vagabundo e regata cor-de-rosa (tenho foto que comprova), fui entrevistar Carlos Moreno, o garoto propaganda da Bombril. Estava em Maceió para apresentar o monólogo Quixote, uma das peças mais incríveis que já vi!

Antes da sabatina, acompanhada por outros colegas, dei uma conferida no perfil do ator! Ia muito além das caras e bocas de mãos dadas com a esponja de aço! Fez teatro experimental, atua em peças desde os vinte e poucos... senão antes, não lembro.

As primeiras perguntas giraram em torno do monólogo, Sancho Pança e tantas outras personagens da produção. Carlos Moreno entrava e saia de cena, em segundos, às vezes, num rodopio, virava outro... inesquecível e faz tempo...

Minha última pergunta, essa eu lembro bem, ajudou a marcar a data no calendário: "Hoje, na véspera do primeiro 11 de setembro, depois do atentado às Torres Gêmeas, onde estaria Dom Quixote e quais seriam seus moinhos de vento?". Era 10 de setembro de 2002. Ele veio com poesia... mas não me recordo das palavras ao certo. Como guardo qs nd das minhas reportagens, o tempo, feito correnteza, levou...

Aaah... soltei tb: "De todos os personagens, em mais de uma década de trab, vc tem um especial?". E ele veio com: "São tantos, gosto do Guevara, do Pelé...". Não era a resposta que eu queria... devo ter feito cara de quem não ficou convencida... Ele parou, pensou: "......... gosto mto da Monalisa". E a Monalisa, à la Carlos Moreno, pairou sobre os meus pensamentos... eu tinha fácil a imagem... pq o sorrisinho... indefectível!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Quando me vi dona de casa

Sempre fui uma preguiçosa contumaz! Forrar a cama, lavar pratos, varrer a casa... p mim, eram verdadeiras odisseias... fugia como o coisa-ruim corre da cruz! Acho até q emendei duas faculdades, trabalhei dobrado tb p ter como desculpa: "Mãe, corri tanto hj...". Mal parava em casa!

Gostar, eu gostava de lavar banheiro e passar roupa... Transformar uma montanha de amassados em roupa impecável já disposta no cabide, uma arte! Mas q não me fosse exigido com mta frequencia... pq assim, era pedir demais da minha criatividade!

Mas agora... passados 28 anos de inércia, me vejo dona de casa, sozinha, sem ter a minha mãe p recorrer! Eu vou confessar: em toda a minha existência, eu nunca tinha preparado um café da manhã! Eu acordava e no caminho do quarto p o banheiro, minha mãe lançava: "Vai querer tomar café o q hj?".

Felipe, meu consorte, alguns colegas de trab, q já foram me buscar em casa de madrugada (em pautas de viagem), ficavam impressionados como a minha mãe acordava antes q eu p preparar meu café e ainda um lanche p quem fosse comigo! Não, eu não sou uma filha exploradora (não tanto)... Antes de dormir, dizia p ela q não precisava acordar às 4 da matina... eu comeria na viagem, nem ia fazer barulho! Mas q nd... ela levantava do mesmo jeito!

Hj, estou só em SP... acordo às 6h30 e faço um café q varia, nem é tão ruim assim... mas como é diferente do da Master! Mas voltemos à Elita Filha, dona de casa... tem me surpreendido! Sou organizadíssima! Acordo e arrumo o quarto imediatamente!

Nas duas semanas q esteve aqui, Felipe chegou a dizer q a disciplina era de quartel... Baixei a bola... Soltou ainda, aos risos, q eu poderia estar desenvolvendo TOC... "Elita Filha, vc está preocupada com uma mancha no canto do banheiro...". Mas eu acho q é compreensível... se o banheiro é todo branco e tem uma circunferência escura.. os meus olhos vão se voltar p essa circunferência...

Mas deixando os exageros de lado, estou uma dona de casa em potencial! Faço supermercado em dia certo na semana, preparo almoço, jantar, lavo roupa, a pia não acumula louça.... São os milagres da solitária!

Beijos, q amanhã acordo cedo!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

São Paulo: 2 meses

Sábado, 4 de setembro de 2010. Serão dois meses de Telma Elita Filha em SP. São dias de sensações nunca antes sentidas, de amadurecimento, de choro, de alegrias-simples - estilo "não tem preço". O abandono do blog se deve ao meu uso limitado de internet... estava com insônia e resolvi cortar a net antes de deitar! Resolvi me alinhar a outras atividades tb...

Amigos, estou aprendendo a cozinhar......... sim, é vero! Me sentindo um tanto Nina Horta! Ontem fiz o primeiro purê da minha vida! Ficou tão cremoso... lembrou de longe-bem-longe o da minha mãe. Fiz tb na linha dela, com creme de leite e queijo parmesão!

Aaaaaaah... tb estou indo à academia, sonhando em voar sobre a esteira! Ganhei uma amiga baiana q me leva Bis no almoço! Meu coração foi todo felicidade nas duas semanas q Felipe passou aqui... nem cabe descrever, feito mús de Roberto Carlos q diz: "Nem mesmo o céu, nem as estrelas, nem mesmo o mar e o infinito...". Amo-T...... T-Amo.

Recebi tb amigos queridos-amados-adorados. Ter Débora Cristina por meia hora, q sejam 30 minutos, na minha nova casa......... é tb infinito! A ela, um brinde com cappuccino. T-AMo. Amo todas as vezes q vc liga, no meio do dia, p saber como eu estou... do mesmo jeitinho q faz Alexandre, Alê do meu coração! Amo-T tb. Aaaaaah... Clevis e mom's de Clevis foi bom demais vê-los aqui!

Rir com Graci via câmera............ infinito! Conversar por tel por qs uma hora... infinito, AMIGA(s)! Com Graci, com Maria, com Pandinha... Amo! Trocar e-mails com outro bando, dar notícias pelo MSN, Orkut, Facebook, Twitter.................. infinito, como são as redes!

E o máximo do infinito é ter uma mãe q nesses dois meses me ligou 120 vezes, ou seja, duas vezes por dia, simplesmente p ouvir a minha voz! Obrigada e amanhã, mais dois telefonemas, no mínimo!

Aaaaaaaaaah........... era p falar de SP.......... SP não para e como ela eu tb não tenho parado! Essa semana troquei as sapatilhas pelo All Star... ajuda a correr! Estou mais safa na entrada do metrô! Hj inclusive vim p casa sentada! Fim de semana é de passeios, dos passeios de sempre, do paulistano (shoppings, parques e restaurantes) e dos forasteiros (museus cults e feiras "muamba")......... Essa falação de SP cansa... ainda bem q setembro veio e com ele vem a minha ida a Maceió, a minha terra prometida!!!

Beijos, bando!!!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Mais um desembarque: Curitiba

Nessas minhas idas-e-vindas de concurseira, fiz mais um desembarque! Dessa vez, em Curitiba! Não conhecia, adorei! Cheguei no sáb, qs dez da matina! Antes do meio dia, já estava num ônibus em direção ao Jardim Botânico, acompanhada do amor da minha vida!

Andamos pelos labirintos de flores, tiramos fotos... nos divertimos com as roupas de frio! O lugar até lembrou o Velho Mundo... Lá mesmo, embarcamos numa jardineira e viajamos pelos principais pontos turísticos da cidade ao preço de R$ 20. P mim, super valeu a pena!

Seguimos p o Olho do Oscar Niemeyer - mais uma obra inusitada, completada por um parque lindo, super verde e cheio de jovens jogando rugbi. Almoçamos lá pertinho... um super PF, com feijão, arroz, bife-metade-do-prato, batata frita, salada em prato a parte... por R$ 9.

Voltamos p a jardineira e a madame q vos fala sentiu dor de cabeça forte e febre... com insistência, convenci Felipe de q era tdo emocional e q deveríamos completar o passeio pelo menos sentadinhos no ônibus! Ele caiu... rsrsrs

Voltamos p o hotel à tardinha... ficar junto-grudado p ver o domingo chegar e trazer com ele mais uma oportunidade de trab, de morada nova, de sonho! Voltei p SP no domingo mesmo, início da noite... Bem q queria ter aproveitado mais... mas valeu! Em breve, dou notícias...

domingo, 18 de julho de 2010

A fé-licidade

Na última sex foi aniversário de uma das minhas novas colegas de trab! Rolou festinha, presente e cartão! Fiz questão de participar de tdo! Mas o q escrever no cartão de alguém q a gente só conhece há poucos dias?!

Desejei "Fé-licidade! Fé em Deus, Fé na Vida, Fé em Vc!". Tínhamos conversado na véspera sobre planos, estudos... por isso escrevi! Outra colega leu o q escrevi e disse q tinha gostado, nunca tinha pensado em felicidade com esse "fé" de base!

Bem baixinho, comentei: "P mim, a fé pode trazer felicidade onde quer q se esteja, mesmo num quarto escuro! E não falo exclusivamente da fé em Deus... basta acreditar. Se a gente está preso num quarto escuro e acredita, imagina algo bom, a gente pode ser feliz!".

Depois q eu me calei, fui refletir sobre as minhas palavras e fui feliz! Hj eu estou longe de todos q eu amo! Eu chego em casa e, na maioria da vezes, encontro luzes apagadas. Acendo e vou me distraindo pensando em tdo q eu tinha até poucos dias.

Posso construir novos muros aqui... mas só de imaginar, acreditar em tdo q eu vou reencontrar em breve, eu já sou feliz! Por fim, dia desses, voltando do trab, num breu-ainda-gelado danado e sem a expectativa de encontrar comida-de-mãe em casa, pensei: "Bem q eu podia ter sido menos mimada! Tava sofrendo menos...". Mas poucos segundos depois: "Que nada! Só as lembranças de tdo q tive já valem... e tb não é o fim do mundo... daqui há dois meses, eu terei um fds todinho no meu lugar!". Só mudou o tempo da minha felicidade!

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Os paulistanos: gente, céu, clima...

Estou há uma semana em SP! Já tomei posse, comecei a trab! Receberam-me mt bem no Tribunal, extremamente atenciosos! Nas ruas, os paulistanos fogem do perfil q me fizeram: param p responder ao q eu pergunto, com gentileza!

O céu esta semana tb tem me surpreendido: azul-azul-azul! O clima é friozinho, mas nd q assuste, até bem agradável! Mas ainda assim, nos primeiors dias, até quarta, chorei. No domingo, dia q cheguei, chorei até ficar sem ar! Na segunda, chorei no AP, chorei na rua, na loja...

Entrei p comprar meu chip telefônico chorando... pedi desculpas! Ouvi de um italiano tipo bonachão: Quem chora hj, ri amanhã! Disse em italiano. Eu pedi q traduzisse e veio a frase, lição da avó dele.

Ontem já me lancei na José Paulino, rua tomada por lojas de roupas! Fui atrás de casacos pq soube q esta semana o tempo esfria. Fui na companhia de outra jornalistinha de AL. É mt bom encontrar gente de casa! No TRT, tenho um dos meus colegas de faculdade... chegou em dezembro. Parece lidar bem com a saudade, apesar de ainda ir em casa uma vez por mês... haja milha!

Já um soteropolitano veio com a seguinte teoria: assim q vc chega, passa pela fase da revolta, tomado de saudade; depois vem a alegria (festas e passeios); em seguida, a depressão; e por fim, o conformismo! Eu quero voltar p minha terra antes da depressão chegar! rsrsrs

Mas logo o alagoano, esse colega meu de TRT e antes de faculdade, rebateu: "Exagero dele! Ligue não... E se não se pode estar em casa, o melhor lugar ainda é SP! Daqui, vou p qq lugar mais rápido". É esse o espírito q quero ter!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Meu primeiro mico em SP

Imagine acomodar todos os seus pertences em duas malas! Não consegui, mas tentei trazer boa parte de tdo! Resultado: as malinhas vieram pesando 46 kg (sorte q não me cobraram sobrepeso). Chegando em Guarulhos, sofri p tirar as benditas da esteira. Na luta, derrubei o óculos q saiu desfilando, como se fosse bagagem... Mico!!!

Como minhas malas tinham sido das últimas a aparecerem, pouca gente no saguão! Consegui sozinha arrancar as duas da esteira e recuperar meus óculos. Mas cadê conseguir colocar as danadas no carrinho? Era eu com as malas e ele corredo de mim, feito q adivinhando o peso!

Perto de mim, só uma moça de costas. Tinha q pedir a alguém p segurar o carrinho, enqto eu colocava as malas em cima. Cutuquei a moçoila q qd vira de costas... Sabrina Sato... Não me fiz de rogada: "Segura, por favor, o carrinho p mim".

E ela: "Tá pesada...". Na mesma hora, surge um homem todo galante p o lado dela e pergunta se pode ajudar!!! Respondo na hora: "O senhor pode colocar as malas no carrinho, por favor?". Sabrina segurando o carrinho, o rapaz fez todo o trabalho!!! rsrsrsrs

Saí, mais vermelha do q nunca, acredito.... mas com as minhas malas! Agradeci a Sato e ao fã dela... E olhe q eu mal cheguei na Paulicéia............ meeeeeeeeeeeeedo!!! rsrsrsrs

terça-feira, 29 de junho de 2010

Com o pé em Sampa

Faltam quatro dias p eu embarcar p São Paulo. Serei estrangeira numa nova cidade, num novo trabalho, numa nova casa, em novos transportes, em novas ruas, em qs novo tudo... de certeza, de velho, carregarei o coração, com um bando de gente, cenas, sons, sabores... tdo-tdo q eu amo!

Estou numa ansiedade controlável... amanhã, a última sessão de terapia... q falta vai me fazer a minha terapeuta! Pena q ela riu qd eu sugeri sessões pelo MSN... Mas calma... tranquilidade! Eu acordo pensando: "Vc não está indo p a guerra... não vai em pau de arara... já tem trab qs certo (qs certo mesmo... pq só está valendo depois q eu entrar em exercício! Até lá, posso voltar de pires na mão)... poderei voltar p casa - a passeio - em algumas semanas ou qs três meses (no máximo)... e bendito seja Deus, encontrarei meu namorado antes do final de julho!

Mas terei saudade de acordar e ver minha mãe, saudade do som dos vizinhos, do telefone q toca antes das 8 horas e qs sempre é uma das minhas tias, de ficar feliz pq é sexta-feira e logo Felipe liga p dizer q está chegando, dos meus amigos, de sempre comer com mais fome na companhia dos meus amigos, de andar no Centro, de tomar casquinha no shopping, de passar de carro em frente ao mar, de sentir o cheiro do mar, de andar na areia... de ir comprar pão na mesma padaria de sempre, de cumprimentar os qs-todos conhecidos taxistas do Bompreço-Pajuçara... e até de pegar ônibus!

Mas pensamento positivo, sempre! Lá, estarei numa cidade cheia de oportunidades culturais, com novos amigos a cultivar, com amigas a reencontrar... e o mais importante p mim, com a possibilidade de estudar ainda mais e sonhar em voltar logo! Em breve, mando notícias! Já comprei o notebook... falta ainda o modem... em alguns dias, eu me organizo!

Beijos!

terça-feira, 15 de junho de 2010

Passa-tempo

Oie, blog... faz tempo q não nos falamos... Voltei aqui e vi logo dois rascunhos... Q feio! Mas deixa eu te contar meus últimos dias... mt vai-e-vem nessa expectativa de mudança p São Paulo. Fui organizar documentação exigida, exames (ainda em andamento), roupitchas p encarar o frio... e tb um tanto de folga em ksa, na frente da TV... taum bom ficar em ksa durante a Copa! Hj mesmo ganhei no bolão do jogo do Brasil x Coréia do Norte...

Não, não queria ter ganho... preferia um chocolate de 5x0 p barrar o da Alemanha... mas nesses dias de ócio, acompanhando toda a Copa e comentários sobre a seleção brasileira em todos os canais possíveis da NET (ou melhor netizinha de uma figa... eitha, serviço ruim), vi q não dava p espichar mto o placar! Ganhei com o 2x1... hunf!

Tenho encarado fila p médico e exame com revistas a tiracolo... descobri as pequenas Gloss e Criativa... mto bacanas, cheias de editoriais de moda, reportagens leves e bacanas a um precinho show! Vi q a Marie Claire tá caminhando tb p esse esquema. Vai ser a próxima compra! No mêsde junho, fiquei mestra em Lady Gaga!

Aaaaaaaah... os estudos p o TRT do Paraná estão escassos... mas é mta mudança p uma pessoa só! Sou uma recém-sem-emprego e futura moradora da Paulicéia... Teve Dia dos Namorados tb... taum feliz!!! Paguei um mico no almocinho ainda de Dia dos Namorados no domingo... pq bom mesmo é comemorar além do 12 de junho...

Estávamos num restaurante e conversa-vai-conversa-vem, brotou o assunto "dia da minha despedida... aeroporto". Com o lugar cheio de gente e pior, de criança, eu comecei a chorar... baixei a cabeça sobre os braços dobrados... feito os pequenos... MICO.....P me distrair, o meu namorado-lindo começou a listar tdo q vai me fazer feliz na SP de concreto: compras, idas a shows, Ibirapuera, Masp... voltei a rir...

É isso, bloguinho... os dias têm sido assim... de folga com sabor de preparativos p partida... Beijos!

terça-feira, 18 de maio de 2010

Postagem ligeira

Ligeira pq já estou com sono...... medo de virar abóbora! Rápido pq não posso deixar p amanhã p dividir a nota do TCC... Tirei 10! Foi ontem a apresentação. O Trabalho de Conclusão de Curso A Regulamentação Jurídica do Patrimônio Cultural em Alagoas levou 10 e ainda elogios pela iniciativa da dupla, me and Fernanda, de desenvolver um trab na linha da cultura, dos direitos fundamentais, q foi na origem, nos primeiros ensaios do Direito Internacional, ainda em 1931, até aportar em Alagoas, com todos os nossos mestres.

Sofri um bocado com esse trabalho, chorei, resmunguei... mas está tudo-tudo compensado. Já deveria estar pelo encontro com Mário de Andrade em Fernão Velho (AL), pelas leituras sofríveis e por isso divertidas em francês, pela lista do patrimônio imaterial brasileiro... pelo conhecimento adquirido! Por fim, merci.

Sem emprego e feliz!

Faz quatro dias que pedi minha exoneração. Telma Elita mais uma vez sem emprego a partir do próximo mês. Ouvi dos mais próximos: "Você é louca!". Soube dos não tão próximos: "Telminha é rica ou é corajosa?". Rica?! Quem me dera... Rica só se for como dizia uma lavadeira daqui de casa: "das graças de Deus". Fé... fé tenho um bocado.

Tenho ainda uma mania: qd eu coloco uma coisa na cabeça, "cabou-se"... gruda, aperreia todos os meus pensamentos. Estou terminando a faculdade, a segunda, de Direito dessa vez... coloquei na cabeça q vou passar num desses concursos cheios de concorrentes, mas não pode ser qq um, tem q ser do TRT... feito birra, feito querer q não se explica...

Qd soube há poucas semanas do TRT do Paraná... "cabou-se", vontade de estudar, responder prova, laçar tdo q é lei e amarrar na cabeça. Lá pra frente, desejo tb de ter mais sossego, de ter um canto só meu, de ver os meus bem, de trab tb com justiça e com justiça das q mais se precisa, a q vai para o trabalhador!

Tb não joguei tdo p o ar à toa... fiz pq acredito q em breve serei chamada num outro concurso, lá em SP... fiz pq sei da minha disciplina e pq tb se eu não assumisse minhas vontades, quem as domaria... Pq sei passar meses sem comprar uma roupa sequer se for preciso, pq sei q tdo custa um preço, mas é só ter certeza do final feliz... pq tb eu tenho uma mãe q sempre me disse: "Eu acredito em vc!". Meus amigos tb dizem... o mundo conspira a meu favor... primeiro pq eu acredito!

Daqui p frente, por alguns meses, contas apertadíssimas, nd de programas sofisticados... agora serão livros colados aos olhos míopes... o namorado da jornalista volta a ser o namorado da concurseira. Obrigada pela paciência, Amor!

Minha próxima prova é daqui a dois meses... Ao comunicar minha decisão a minha terapeuta, minhas palavras: "Eu quero muito nos próximos dois meses me dedicar exclusivamente aos livros. Tenho dinheiro p me manter até lá... No final, se não der certo, se SP não chamar... eu vejo o q faço... vendo sanduíche, me viro... só não posso perder essa oportunidade".

Resposta dela: "Eu acredito em vc... acredito q vc vai estudar, q vai ter disciplina... e q, se precisar, vai vender sanduíche... Eu sei q vc é assim". Nos despedimos aos risos... Pedido aos q me lêem: desejem-me boa-sorte! Em breve, novos capítulos! E se não der certo... já vai ter dado, simplesmente, pela força q sinto agora...

Um beijo a todos!

domingo, 9 de maio de 2010

Diálogo com Telma Elita (mãe e filha)

- Mãe, me diz o presente que você quer ganhar...
- O que eu quero vc não vai me dar...
- É um bem material? Se for e eu puder comprar, eu dou.
- Vc vai dizer q é não é presente...
- Diga, mainha...
- Eu quero um relógio de parede.
- Um relógio de parede, mainha?!
- É.
- Mas relógio de parede tem em tudo q é lugar. Eu compro e vc escolhe um outro presente!
- (...) Eu quero um CD de passarinho.
- Como é, mainha?! Um CD de passarinho?!
- É. Eu quero um CD com muitos cantos, como se eu estivesse numa fazenda, no campo.
- Mainha, como esses presentes não são caros, eu compro o relógio, o CD e uma blusa. OK?!
- Não, eu quero um relógio de parede bacana, bem diferente.
- Mainha, não vá me dizer que a senhora quer um relógio feito aqueles de museu, de madeira e pêndulo...
- Podia ser... mas eu estava pensando num relógio moderno, de inox e grande.
- Vamos olhar na internet...

RESULTADO: Encontramos o relógio que ela queria e faz dois dias q os pássaros não param de cantar na minha casa. Só estou preocupada com o Ibama. A blusa ela trocou por um perfume. Arrematei tudo com um cartão, que ela disse q só iria ver qd estivesse com calma (sinônimo de quando eu não estiver em casa).

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Aurélio........... de infinitas palavras

Faz qs um mês q meu tempo paira sobre as palavras de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira (1910-89). Como quem se prepara para um quiz, eu fui lendo a biografia do alagoano, nascido em Passo de Camaragibe, para a tarefa de colaborar na criação de um espaço só p ele, montado no Museu Palácio Floriano Peixoto, em Maceió. A inauguração será na próxima segunda-feira, 3 de maio - data de aniversário do imortal.

Descobri que Aurélio, menino, aprendia francês. Ainda em Porto de Pedras, antes dos 10, ouvia o pai ler histórias de escritor espanhol. Aos 13, foi para Maceió. Dois anos depois, já era professor. Ensinava em casa mesmo, depois, em escola. Por seis anos, foi mestre no Orfanato São Domingos.

Aqui, na capital caeté, tomava café com Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Raquel de Queiroz. Aos 28 anos, minha idade agora, foi diretor da Biblioteca Municipal e do Teatro Deodoro. Foi nesse palco, durante a gestão dele, que os alagoanos assistiram à apresentação da cantora de ópera Bidu Sayão, um fenômeno no país e também reconhecida na Europa.

Embarcou para o Rio em 1938. Na cidade, atuou na imprensa. Seguiu também na carreira de mestre. Escrevia contos. Recebeu prêmio da Academia Brasileira de Letras pela obra Dois Mundos. Era perfeccionista, dedicado. Por 44 anos, trabalhou, ao lado do tradutor Paulo Rónai, na elaboração de Mar de Histórias - uma obra composta por 10 volumes, mais de 3 mil páginas, personagens vindos de todas as partes do mundo.

Aos 51 anos, jovem ainda, adentrou na Academia Brasileira de Letras. Conhecia boa parte dos acadêmicos. Revisava o texto de muitos deles. No entanto, o título mais conhecido feito por ele, o Novo Dicionário da Língua Portuguesa, somente foi finalizado em 1975. Até hoje, permanece como a obra mais vendida do país, perdendo apenas para a Bíblia.

Tantas histórias.......... com um mar de histórias me deparei. Apesar das conquistas literárias, impressionou-me a simplicidade, o afeto com os amigos, o amor pela terra natal. Vinha todos os anos a Alagoas. Fazia questão de entrar no mar, comer do nosso sururu... papear com os seus! Nesta sexta (30), o governo de Alagoas institui o ANO AURÉLIO......... q o homem e a obra alcancem mais brasileiros.

Conheça mais no site www.centenarioaurelio.com.br.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

De volta

Depois de uma clausura de qs um mês... todo esse tempo sem postar, enfim, the liberty! Livre feito passarinho q voa num mar inteiro de céu, feliz, solta... leve! No primeiro fds de brisa... Vi Alice de cores + cantei parabéns pra você + tive sáb de mais uma receita exclusiva da minha mestre-cuca favorita (bolo de chocolate, com recheio de geleia de morango e doce de leite condensado no fundo, que só vem com a colher) + risos impublicáveis.

Hj volto ao blog, enqto caço mús pra um CD todinho de presente - vésperas de mais um "mêsversário". Eu navego pelo site da Trama, em busca de uma nova (nem tanto nova) aposta do cenário brazuca: Móveis Coloniais de Acaju. Muito bom! Deixa eu ficar mais fera no som dos moços, que trago minhas opiniões. Sem mais sobre eles, ADEUS pra vocês.

Adeus somente pq é mús bacana deles. Na outra pág baixo o q toca e tenho vontade de cantar aos 4cantos. Taum Titãs, feito assim:

Porque sei que é AMOR

Porque eu sei que é amor
Eu não peço nada em troca
Porque eu sei que é amor
Eu não peço nenhuma prova

Mesmo que você não esteja aqui
O amor está aqui
Agora
Mesmo que você tenha que partir
O amor não há de ir
Embora

Eu sei que é pra sempre
Enquanto durar
E eu peço somente
O que eu puder dar

Porque eu sei que é amor
Sei que cada palavra importa
Porque eu sei que é amor
Sei que só há uma resposta

Mesmo sem porquê eu te trago aqui
O amor está aqui
Comigo
Mesmo sem porquê eu te levo assim
O amor está em mim
Mais vivo

Porque eu sei que é amor...........................................................................

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Páscoa em Família

De todos os feriados do ano, a Páscoa sempre foi um dos meus favoritos. Criança, reuníamos em família na Sexta-Feira da Paixão e no domingo seguinte, mais feliz por conta da Ressurreição de Cristo.

Ainda na sexta, almoço mais gostoso dos 365 dias do ano, as tias prendadíssimas, sem falar na minha mãe, organizavam-se num festival de pratos feitos à base de coco e frutos do mar. Por conta da minha avó, católica das mais tradicionais, sabíamos que as refeições deverim ser de quase jejum.

Mas acho que pela felicidade de ver todos reunidos, ela mesma ia para a cozinha fazer o bacalhau desfiado e banhado no azeite e o doce de leite. No domingo, era a vez dos tios nos encherem de ovos de Páscoa. Devorávamos o almoço correndo p chegar a hora da partilha dos chocolates.

Hoje, depois da morte da minha avó, celebramos a Páscoa em casas separadas. Ainda telefonamos uns para os outros, minhas tias e mãe trocam receitas, os convites são feitos. Mas é como se não tivesse o mesmo sentido... algo se perdeu.

Nesta sexta, almoço entre meus pais, namorado e meu primo, o Ju... No entanto, tenho certeza, q cada um da nossa família, relembra e sente falta da comunhão. Sentimos a ausência da minha avó, refletimos pelo sacrifício de Cristo, pela continuidade da nossa tradição.

Aos meus filhos, como minha avó fez, repassarei o sentido da Páscoa, a importância de uma família reunida. Não estamos mais juntos, mas a importância da celebração e de como nos devemos enxergar com um só permanecem. Lembrei agora que ela dizia conosco: "Meu Povo". Seremos sempre um só povo onde quer que estejamos.

segunda-feira, 22 de março de 2010

No meio do caos, CULTURA

Não... não vou falar de trab! Deixemos, por minutos, a assessoria de lado. Venho p dividir um fim de semana de cultura a preço qs zero e gratas surpresas! No sáb, conferi a última etapa do Festival da Palavra, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Gestão Pública, q tinha a finalidade de mostrar o talento dos servidores p as letras e a mús.

Muito interessante ver q em meio aos birôs de repartição, existe uma turma q escreve sobre fé, amor, pais severos, feiras, festas, solidão.......... uma infinidade de assuntos q faz a cabeça ir longe! Gostei tb dos intérpretes... encararam com destreza o palco, foi show!

Ao final da noite, ELAS CANTAM BOSSA NOVA e eu, Elita Filha q sou, paro, fico boquiaberta... espetáculo! São cinco damas no palco a cantar a bossa! Fiquei feliz pelos meus poucos CDs de Elis e Vinicius... mas ainda assim meus... mas ainda assim capazes de me fazer cantarolar boa parte das canções! Feliz!

No dia seguinte, maratona cult! À tarde, filminho no cinema novo! Quero ser mesmo habituè! O horário meio q definiu a sessão: fomos ver o Livro de Eli ("Ilai", p meu amigo Alê dizer q me criei nas ruas de Londres)! Mas não é q gostei?! Acho q meu lado cristão-carola ficou satisfeito de ver na tela um homem-de-fé! Gosto dessas histórias de persistência cega!

Corre... sai do cinema voando, Elita Filha... No Posto 7 vai rolar mais um Viva Cultura. Dessa vez, com Carlos Bala, q eu vi há um tempo atrás, durante uma tarde inteirinha, a dominar a batera! O homem é um monster! As baquetas parecem q saltam da mão dele e batem sem dó nem piedade nos pratos! Têm vida própria!

Depois, ALMA DE BORRACHA. Saudações, meninos! Fazia tempo, tempo de Oráculo, q eu não os ouvia. Se é possível, estão melhores... A praia, o vento, o domingo e nd p fazer tb contribuíram... I wanna hold ur hand............. Segure a minha!!! Não me deixe ir...........

Feliz e desconcertada............ Deixo minhas palavras! Amanhã, às 8h, tenho prova........ ainda, antes de ser horizontal, reler mais um texto p o TCC........ Vai ser gauche na vida, Elita Filha.... e ri.............. vc é feliz!

quarta-feira, 17 de março de 2010

Pergunte ao Urso

Não, Lula... não se trata do amigo de vcs! rsrsrs Urso é o apelido de um dos melhores amigos do meu namorado e de um dos leitores desse blog, o Lula - não, não é o Luiz Inácio (piada infame). Urso é um cara bacana - é politizado, tem bom-humor, é sensível (sim, ele é sensível) e fala td sobre sexo.

Faz teeeeeeempo, acho q mais de dois anos... recebi, não sei como, na minha caixa de e-mails uma mensagem do P.A.U - Pergunte ao Urso. Abri curiosa... q é isso? Quem me mandou? Quem é esse Urso? Será alguém da faculdade, um entre tantos jornalistas q eu conheço?

Nunca descobri como o Urso chegou até mim! Mas desde esse dia recebo qs q diariamente msgs dele. Meu querido, não leio todas. Vai depender do tempo q eu tenho e se o título me cativa ou não...

Urso fala com uma naturalidade sobre sexo, de como os homens vêem as mulheres... Claro, q não tomo td como verdadeiro. Soa p mim mais como a opinião de um dos meus amigos-homens! Até já soltei p o meu namorado sobre o Urso, mas não teci mais comentários por conta de um possível ciúme.

Mas meu caro, vc mandou mto bem nos dois últimos posts! Li de cabo a rabo sobre o seu padrasto, Fernando Collor, meu ex-patrão, bem como as dicas de roupas femininas.
A-p-o-i-a-d-o!

Para quem ainda não conhece, visite: www.inblogs.com.br/pergunteaourso. Às vezes, ele dá uma surtada, mas faz parte!!!

quarta-feira, 10 de março de 2010

Um pouquinho SOBRE MINHA MÃE

Hj, cheguei cedo do trab. Largada no sofá, ouço minha mãe: "Telminha, pq vc não faz um blog?". Eu respondo: "Mãe, eu já tenho um blog!". Ela retruca: "Não... mas não é um blog como o de todo mundo (obrigada mãe por me incluir na massa). Vc faz um blog como o q eu pensei...".

E não é q o blog q ela pensou é arretado! Só não solto aqui pq a ideia vai ser maturada e assim q eu tiver mais um tempinho, colocada em prática. Telma Elita Master é uma das criaturas (termo mto usado por ela desde sempre) mais inteligentes q eu conheço. Tem uma habilidade de lidar com as pessoas q eu invejo e imito.

Faz questão de saber o nome de todas as pessoas q conversa, todas mesmo. Sempre me aconselhou q as pessoas devem ser conquistadas. Nos meus 28 anos de vida, nunca ouvi alguém pedir água, remédio, qq coisa por telefone, com uma voz tão suave! No primeiro telefonema, pergunta pelo nome do atendente e passa a tratá-lo como conhecido.

Sempre suspeitei q o costume tb é uma tática. Com gentileza, ela consegue tdo "facinho"... As mãos dela tb são encantadas. As plantas q ela planta ficam lindas; a comida q ela faz é divina. O bife, o feijão, o ovo frito feitos por ela têm toda uma "personalidade" - os meus favoritos.

Na minha casa, se ela ouve sobre uma receita favorita, é fato: da próxima vez q o visitante voltar, caso ela esteja com os ingredientes, ele terá o prato prontinho! Minha mãe é uma conquistadora de almas! Mas tb é meio bruxa... se ela não gosta, "cabou-se"... será educada, mas sem mimos - é raro acontecer!

Meu último presente vindo dela foi uma boneca de pano. Faz duas semanas apenas. Por vários dias, ela fez os fuxicos de Dorotéia - braços, tronco e pernas de fuxico! Na cabeça, um lenço de poá branco e preto. Pediu q eu escolhesse o tecido! Tb dei pitacos sobre os sapatos, as luvas!

Hj Dorotéia habita a frente do meu computador! Mainha já veio me perguntar se eu queria trocá-la por outra: de cabelos amarelos e cara de brava. Ainda tive q ouvir: "Telminha, veja o jeito dela, é igual ao seu!". Não aceitei a permuta! Dorotéia não me perdoaria. Eu tb já criei afeto!

Vou parando por aqui... seria preciso um espaço infinito p falar tdo sobre a minha xará! Aaaaaah... hj tive q passar meu nome completo no trab: Telma Elita de Souza Nunes Filha. Ouvi: "Filha? Igual ao da sua mãe?". Como sempre respondi: "Igualzinho e eu adoro! Com tanto Júnior no mundo, amo ser Filha, uma homenagem justíssima".

domingo, 7 de março de 2010

Meu primeiro dia de cinema

Na última sexta, fui conferir a programação do cinema. Na tela, num único lugar, 10 opções de roteiros. Eu fiquei emocionada! Adoro ir ao cinema, se possível, pelo menos uma vez por semana! Sempre foi assim... desde os meus primeiros trocados conquistados, na época de estágio.

O meu primeiro filme no esperado multiplex foi Onde Vivem os Monstros. A imagem de Max e Carol é meu papel de parede há semanas. Esperava vê-los nem q fosse em DVD. Mas agora, no cinema. Amei, achei pesado, mas carregado de emoções, lembranças, tem pedaços da gente criança q carregamos por toda a vida!

Max, um garoto, está irritado. Não tem a devida atenção e clama por ela com birras, xingamentos... até mordida! Nos meus primeiros anos de infância, eu tb mordia à beça! Não escapava ninguém: pai, mãe, bebê... Detestava q me prendessem pelas mãos... se não tinha forças p fugir, mordia!

Mas a fase não durou mto. Nos anos 80, não tinha essa q não podia bater em criança! Levei uns bons safanões! Lembro até da minha mãe oferecendo "pedaços" de mim para serem devorados - canibalismo puro. "Quer morder? Morda agora!". Nem tinha Conselho Tutelar...

Mas voltemos ao Max... Depois de uma briga daquelas, de castigo, ele "viaja" p um mundo distante. Encontra os tais monstros, q são pedacinhos do próprio menino. Representam direitinho o egoísmo, o ciúme, o mal-humor, a dedicação q sufoca...

Mas são mostros tão humanos, sofrem com as consequencias dos atos... Só depois de encarar os monstros, Max reconhece seus próprios erros. Volta p casa mais crescido! Vontade de voltar ao lugar onde vivem os mostros e abraçar a todos eles, enlaçar com braços, lamber, dormir amontoado, jogar lama seca, desenhar coração e escrever q ama.

Onde Vivem os Mosntros é filme p todos q encaram seus defeitos e sentem a necessidade de amar e ser amados. Pode ser clichê... mas a vida é cheia de repetições... todo mundo querendo ser feliz e ganhar um coração de presente! Auuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu................ (taum bom gritar.............) - feito Max, Carol, criança, feito qd a gente tem a liberdade.........

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Mais uma vez TCC

Algumas coisas na vida já me deram medo... primeiro dia de aula, primeiros dias de estágio, final de faculdade e um bendito TCC - Trabalho de Conclusão de Curso. Já passei por um... mas a sensação é a mesma... a experiência não ajuda agora!

Tenho a certeza q vou passar por ele... de um jeito ou de outro sai, tem q sair..... mas como é difícil! Agora, estou na fase em q as leituras estão todas em francês e inglês! Apesar dos anos de inglês estudados, acho bem mais prazeroso brincar de ler em francês!

Assim q terminar o artigo da vez, espero conseguir colocar as ideias todas no papel! O assunto, eu adoro: Patrimônio Cultural! Nem tinha ideia de q existiam tantas leis sobre o assunto! Mas juntar tdo num trab só... meeeeeedo!

Mas vai dar certo..... certeza! O prazo está na bica: 2 de abril! Falta pouco mais de um mês e qs nd escrito! Mas vai sair......... confiança não me falta! Vou indo, meninos... Ler agora sobre "Le culture populaire: un exemple de la manipulation du concept de diversité". Tá vendo? Agora nem precisou de dicionário! rsrsrs

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Divã e uma vontade filha da puta

Acabei de ver o filme Divã! Caiu feito uma luva... não loquei, veio sem planos, bem do comecinho, depois do ir e vir do controle! Veio tb depois de um descontrole - esse, amoroso! Caiu feito luva... Veio tb depois de umas semanas, pura coincidência (eu acho), de uma amiga tanto falar do livro e eu dizer q não tenho tempo de ler... e ela retrucar: "Mas é a sua cara. Tanta coisa lembra vc"...

Tdo bem, eu faço terapia... a Mercedes do filme tb faz terapia... mas hj, tinha q ver, nd p fazer... era isso ou chorar... melhor ver o filme, de uma vez só, a atuação da Lilia Cabral e ainda de brinde Reinaldo Gianecchini (é assim q escreve?! preguiça de ver no Google p parecer q sei escrever tdo) e Cauã Reymond...

Divertido! Achei meio chato no começo, mas tb, eu tava um saco! Mas depois fui me soltando, eu ri... ri a partir do corte do cabelo! "Repica, repica...".... Às vezes, naqueles dias em q se está bem doida, vontade de entrar no salão e sair outra!

Pensei em como a vida está... vontade de mandar tdo p o raio, melhor, p a puta q pariu...... tdo e todos....... o balaio inteiro! Qt a sair com um e outro..... eu ainda sou careta p tanto! Senti vontade de me ver no futuro, vontade e medo... q raios vai acontecer comigo?!

Estou numa idade "filha da puta"... ql será a idade q não será p mim "filha da puta"?! Mas agora é lasca... eu não sei se vou ou se fico... olho p os lados e nenhuma pista! Parece q tudo vai me escapar pelas mãos!

De igual ao filme tem a Amiga... eu não só tenho uma, são a palma de uma mão, eu acho... não quero perder tempo agora com contas! Com elas, aprendi q todo mundo tem problema, neura... insegurança... pelo menos, basta ser mulher... pelo menos as q eu conheço...

Ai q vontade de chorar deu agora... estou uma pilha... alguém tem um chá aí de sabedoria, de calma, de paz?!........ vou rezar... mas sentindo taquicardia......... oooooooooooow... mulher fresca......... Chega...... até........... sem solução............

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Versão twitter

Qd o coração aperta, o melhor é correr o pensamento p o lado bom das coisas. Às vésperas de uma mudança "daquelas", eu peço mais uma vez: "Cumpra em mim o Teu querer". Amém.

domingo, 31 de janeiro de 2010

Um dia de Julie & Julia

Meu último dia de férias tinha q ter cinema! Fui ver com uma amiga-blogueira-querida o filme Julie & Julia. Adorei! As borboletas, preocupações q pairam sempre na volta às aulas/trabalho foram transformadas em ânimo! Mais ainda pelo tanto de sorrisos (gente conhecida) encontrados no cinema e no caminho p a big-oferta nº 1 mais molho agridoce!

Julie está à beira dos 30, triste com o trab, com a rotina! Decide fazer um blog, com aventuras que reunem sabor, manteiga, pato... o la crem da culinária francesa e uma personagem, Julia. Esta é autora de receitas copiadas em todo o mundo e q teve uma vida cheia de peculiaridades. Ambas com maridos fofíssimos - apaixonados, cúmplices...

Não devia, mais vou falar: Telma Elita Filha tb se aventurou na cozinha por esses dias, mais precisamente na última sexta. Depois de uma vida inteira de ovos, hamburgueres e pizzas de caixa, comprou dois livretos de receita e entrou na cozinha.

Para agradar a gregos e a troianos, fez dois pratos: um doce e outro salgado. O primeiro voltado p o consorte, um brigadeirão; fez tb uma torta de atum, já q a mãe não come carne. Relação entre ambos? São feitos no liquidificador.

Depois q preparou, a moçoila era um orgulho só... quem nunca tinha enfrentado o fogão, de uma vez só, ver o forno com duas formas de alumínio... Tanta responsabilidade! Passada a primeira meia hora, a torta salgada estava pronta! Douradíssima e um cheiro de queijo...... mmmmmmmm... de dar água na boca!

Depois de algumas garfadas na massa, o brigadeirão tb estava pronto! Morno, recebeu granulado e foi p a geladeira! Taaaaaaanto orgulho! Telma Elita pensou q o destino tinha reservado a ela a oportunidade de ser chef... Deve ser mesmo genético! A mãe cozinha bem.... ela deveria ter o mesmo poder!

O mundo ganhou novas dimensões... assim q desejasse comer qq coisa... ela mesma poderia fazer... sem esperar pela vontade alheia ou mto menos p encontrar o prato no cardápio de um restaurante qq...

Mas vamos às degustações... ela lamentou saber q aparência não é tudo! Depois de devorar a torta de atum qs inteira - a mãe comeu apenas uma fatia (generosa, mas apenas uma) -, a revelação: "Minha filha, a massa está mto boa, o recheio mto bem feito, sente-se o gosto leve do manjericão e doce da cenoura, mas está mt salgada... só isso. O brigadeirão está mt doce! No próximo, vc pode tirar as xícaras de açúcar!".

Pobre Elita Filha, sentiu-se derrotada... Viu o sonho da rotisseria e de almoços homéricos por água abaixo. Mas passadas algumas horas, a razão bate à porta: "O prêmio não costuma vir na primeira tentativa...". É verdade... Vamos em frente... e não ficou tão ruim assim... persistência e bon appétit! Aaaaaah... Meryl Streep...... vc arrasa!!!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Meu lado nerd

Dei um break nos livros p escrever esse post! Sim... uma vez CDF, sempre CDF. Estou na minha última semana de férias do trab e da faculdade! Além da praia, passeios, almoços, encontros, cinema... desenhos no começo de tarde e Chris (everybody doesn't hate him) no meio da tarde, abracei-me aos estudos!

De manhã, cursinho... mais um encontro com amigos, regado a boas dicas de Direito de um cara incrível q conheci. Nem era p chamar de "cara", nem tenho essa intimidade! Mas já tinha ouvido muito falar nesse professor de TODAS as disciplinas do Direito. Nunca duvidei q alguém pudesse dominar tdo do Direito, mas ver o cara em ação, impressiona.

O homem é baixinho, jeito simples, sem nenhum "jurisdiquês"... mas manja muito! Fala de Eleitoral, Administrativo, Constitucional com uma leveza de dar inveja! Ele se diverte dando aula! É mto bom estar na plateia. Feliz-feliz...

Em casa, qd estou farta do ócio... vou conferir as viagens de Mário de Andrade, o de Paulicéia Desvairada! Em plena década de 1920 e 1930, o homem inventou de rodar o Brasil p construir um Inventário dos Sentidos - registro de manifestações da nossa cultura popular.

Não é q ele tb veio a Alagoas? No livro, uma pesquisa de Antonio Gilberto Ramos Nogueira, é mostrada inclusive uma foto tirada por Mário de uma Nau Catarineta, construída em Fernão Velho. Amei a descoberta! Sabe quem também deu uma mãozinha p o escritor? Jorge de Lima, José Lins do Rego e Artur Ramos.

Esse material faz parte das minhas leituras p o meu TCC, sobre patrimônio cultural. O desvendar das letras nem sempre é fácil, mas vale mto a pena. Meus óculos qs fundo de garrafa agradecem.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Minha entrevista com Zilda Arns

Em agosto do ano passado, recebi a tarefa de fazer uma entrevista exclusiva com a criadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns. Fui com aquele friozinho na barriga... Mas foi daqueles encontros q a gente não esquece! Deparei-me com uma mulher q mais parecia uma rainha, na aparência e nos modos. Tinha voz suave, maquiagem impecável, tailler em tom verde água.

Conversamos por qs uma hora! Recebi mt material da Pastoral da Criança e tb da Pessoa Idosa. Seguem agora duas partes da entrevista.

MISSÃO CRISTÃ: "A Pastoral segue o evangelho quando Jesus fala sobre a multiplicação dos peixes e pães que saciaram milhares de homens. A pastoral, diante de uma multidão de pobres, trabalha com pequenas comunidades. Visitamos todas as casas, vendo se tem gestantes ou se tem crianças de até 6 anos; vamos em busca também de líderes — voluntários. Nós damos cursos sobre a missão, com noções básicas de saúde, nutrição, educação, cidadania. É um trabalho de fé e vida. É uma missão, onde o maior mandamento é o amor. Ao invés de peixes e pães, multiplicamos o saber e a fraternidade, o amor".

SOBRE ALAGOAS: "Melhorou em 25 anos, mas eu ainda vejo muita pobreza, o problema do saneamento básico. Nós temos dificuldade na periferia quanto ao pré-natal, com o parto. Precisamos desenvolver mais o programa médico de família, deve ser levado aos mais pobres. A maioria das crianças que morrem aqui são aquelas com até 28 dias, por isso o cuidado no pré-natal, no parto. O papel da escola é fundamental. Com escolaridade, as mães têm mais expectativa, têm mais condições de proteger os seus filhos".

Q A LUTA DE ZILDA ARNS MANTENHA-SE VIVA POR MEIO DAS PASTORAIS DA CRIANÇA E DA PESSOA IDOSA. Q TODOS Q HJ LAMENTAM A MORTE DELA POSSAM FAZER MAIS PELO PRÓXIMO.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Férias na pressão

As férias estavam me matando......... nd de conseguir produzir o TCC....... puro e total ócio-inútil! Cansei, peguei abuso! Há dois dias, entrei num cursinho! Foi a pilha necessária p pesquisar sobre meu projeto da faculdade! As primeiras páginas já saíram!!!

Relatório de hj: aula de Direito Administrativo das 8h às 11h; almocinho com SUPER amiga; leitura de 50 págs p TCC e mais tarde, de novo cursinho - das 18h às 21h -, Direito Eleitoral. Vai entender... Meu cérebro só pega na pressão!!!

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Ao trabalho

RELATÓRIO: estrada + praia + chamego + rede + frutos do mar (risoto de polvo/ camarão cremoso/ lagosta grelhada) + coco bambu + pics + compras + música (vanessita da mata/ los hermanitos/ marisa) + receitas + livros + risos........................ (PRIMEIROS CINCO DIAS DE FÉRIAS)