quinta-feira, 29 de abril de 2010

Aurélio........... de infinitas palavras

Faz qs um mês q meu tempo paira sobre as palavras de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira (1910-89). Como quem se prepara para um quiz, eu fui lendo a biografia do alagoano, nascido em Passo de Camaragibe, para a tarefa de colaborar na criação de um espaço só p ele, montado no Museu Palácio Floriano Peixoto, em Maceió. A inauguração será na próxima segunda-feira, 3 de maio - data de aniversário do imortal.

Descobri que Aurélio, menino, aprendia francês. Ainda em Porto de Pedras, antes dos 10, ouvia o pai ler histórias de escritor espanhol. Aos 13, foi para Maceió. Dois anos depois, já era professor. Ensinava em casa mesmo, depois, em escola. Por seis anos, foi mestre no Orfanato São Domingos.

Aqui, na capital caeté, tomava café com Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Raquel de Queiroz. Aos 28 anos, minha idade agora, foi diretor da Biblioteca Municipal e do Teatro Deodoro. Foi nesse palco, durante a gestão dele, que os alagoanos assistiram à apresentação da cantora de ópera Bidu Sayão, um fenômeno no país e também reconhecida na Europa.

Embarcou para o Rio em 1938. Na cidade, atuou na imprensa. Seguiu também na carreira de mestre. Escrevia contos. Recebeu prêmio da Academia Brasileira de Letras pela obra Dois Mundos. Era perfeccionista, dedicado. Por 44 anos, trabalhou, ao lado do tradutor Paulo Rónai, na elaboração de Mar de Histórias - uma obra composta por 10 volumes, mais de 3 mil páginas, personagens vindos de todas as partes do mundo.

Aos 51 anos, jovem ainda, adentrou na Academia Brasileira de Letras. Conhecia boa parte dos acadêmicos. Revisava o texto de muitos deles. No entanto, o título mais conhecido feito por ele, o Novo Dicionário da Língua Portuguesa, somente foi finalizado em 1975. Até hoje, permanece como a obra mais vendida do país, perdendo apenas para a Bíblia.

Tantas histórias.......... com um mar de histórias me deparei. Apesar das conquistas literárias, impressionou-me a simplicidade, o afeto com os amigos, o amor pela terra natal. Vinha todos os anos a Alagoas. Fazia questão de entrar no mar, comer do nosso sururu... papear com os seus! Nesta sexta (30), o governo de Alagoas institui o ANO AURÉLIO......... q o homem e a obra alcancem mais brasileiros.

Conheça mais no site www.centenarioaurelio.com.br.

Um comentário:

  1. É bom poder entrar aqui matar a saudade ler sobre você e assim saber como vai você e de brinde ser brindada com cultura com leitura boa da boa... ver você ler você através daqui é sempre muito bom. bjus amiga querida.

    ResponderExcluir