sábado, 16 de janeiro de 2010

Minha entrevista com Zilda Arns

Em agosto do ano passado, recebi a tarefa de fazer uma entrevista exclusiva com a criadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns. Fui com aquele friozinho na barriga... Mas foi daqueles encontros q a gente não esquece! Deparei-me com uma mulher q mais parecia uma rainha, na aparência e nos modos. Tinha voz suave, maquiagem impecável, tailler em tom verde água.

Conversamos por qs uma hora! Recebi mt material da Pastoral da Criança e tb da Pessoa Idosa. Seguem agora duas partes da entrevista.

MISSÃO CRISTÃ: "A Pastoral segue o evangelho quando Jesus fala sobre a multiplicação dos peixes e pães que saciaram milhares de homens. A pastoral, diante de uma multidão de pobres, trabalha com pequenas comunidades. Visitamos todas as casas, vendo se tem gestantes ou se tem crianças de até 6 anos; vamos em busca também de líderes — voluntários. Nós damos cursos sobre a missão, com noções básicas de saúde, nutrição, educação, cidadania. É um trabalho de fé e vida. É uma missão, onde o maior mandamento é o amor. Ao invés de peixes e pães, multiplicamos o saber e a fraternidade, o amor".

SOBRE ALAGOAS: "Melhorou em 25 anos, mas eu ainda vejo muita pobreza, o problema do saneamento básico. Nós temos dificuldade na periferia quanto ao pré-natal, com o parto. Precisamos desenvolver mais o programa médico de família, deve ser levado aos mais pobres. A maioria das crianças que morrem aqui são aquelas com até 28 dias, por isso o cuidado no pré-natal, no parto. O papel da escola é fundamental. Com escolaridade, as mães têm mais expectativa, têm mais condições de proteger os seus filhos".

Q A LUTA DE ZILDA ARNS MANTENHA-SE VIVA POR MEIO DAS PASTORAIS DA CRIANÇA E DA PESSOA IDOSA. Q TODOS Q HJ LAMENTAM A MORTE DELA POSSAM FAZER MAIS PELO PRÓXIMO.

Um comentário:

  1. Também copiei um trecho da sua entrevista Telminha, dados os devidos créditos, claro!

    Beijo

    ResponderExcluir