sexta-feira, 5 de junho de 2009

Lições de mestre

Há poucos dias, me foi passada uma tarefa: conversar com homens e mulheres de mais de 60 anos. São todos mestres da cultura popular de Alagoas. Tinha certeza q iria me encantar com a renda, a cerâmica e os versos dos meus personagens. Gosto de estar entre esta gente, q é inventiva e cheia de vitalidade.

Mas o q mais tem me surpreendido são as lições de vida... tenho encontrado casais com mais de 40 anos de união. Ouvi de um desses maridos: "A gente se dá mto bem, mas não vou dizer à senhora q não existem divergências...". Hoje ele comemora 49 anos de casamento.

Compartilhar uma vida não é das tarefas mais fáceis, pelo menos p mim... Vc precisa alinhar diferenças, fazer concessões... O coração dói com uma palavra mais dura... tem os momentos de insegurança... Porém qd eu me deparo com esses casais de tanto anos e q ainda se tocam e se olham com carinho, o egoísmo parece sentimento tolo. Na discussão, não há vencedores.

Gostaria de me lembrar da sabedoria desses mestres no próximo pensar diferente com meu par. É importante saber q as divergências sempre vão existir, mesmo aos 49 anos de história juntos. Não é preciso impor vitória qd se faz parte de uma mesma equipe.

2 comentários:

  1. Como é bom quando entro no seu blog. Cada post que leio, tem algo de construtivo, algo que mexe com a gente, que faz refletir. Bom, ser fã dessa menina, acho que muita gente é. Faço parte desses milhões de fãs. Fã de seu texto, fã de sua simplicidade, fã de seu jeitinho que conquista qualquer um. Saudades de você amiga. Bjsssssss de sua eterna fã!!!!

    ResponderExcluir
  2. Tenho sido testemunha da sua admiração pelos mestres. Com certeza,uma experiência que vai render bons frutos - além das belas matérias!
    beijoooo

    ResponderExcluir