domingo, 20 de setembro de 2009

Caminhos do São Francisco


Eita, saudade. Passei os últimos seis dias na estrada, sem direito a internet. A viagem era em carro e barco. Corri, na cia do fotógrafo Neno Canuto e do motorista Jailton do Livramento, mais de mil quilômetros. Fomos de Piaçabuçu (AL) a Paulo Afonso (BA). A finalidade... depois eu conto, vai aparecer em matérias!

Nas estradas e povoados, encontrei mta gente boa, acolhedora. Atolamos no caminho de um paraíso distante, Lagoa Comprida, q fica em São Brás. Era meio de tarde, o carro não passava... como não podíamos perder a foto, tivemos q correr até o lugar. Não podíamos ficar sem luz...

Deixamos o motorista sozinho e caminhamos, eu, Neno e um morador de uma cidade vizinha, Ronaldo, de Porto Real do Colégio, até o lugarejo. Q cantinho lindo! Fiz as entrevistas. Neno fez todas as fotos... Era hora de voltar. Já estava escuro! E agora? Não tinha visto carro nenhum p nos dar uma carona nem cavalo.

Qd falei do nosso problema a um senhor do lugar, ele respondeu: "Mas vcs só voltariam a pé se em Lagoa Comprida não existisse Antonio Inácio". O homem foi atrás do filho, q tem uma kombi. O veículo nos levou até o atoleiro. Tínhamos q atravessá-lo a pé.

Estava descalça... no escuro... caminhando no meio do mato, sem saber em q pisava! Foram mais de 20 passos assim, sem falar no caminho de lama. Mas saí ilesa e com o sorriso no rosto - como em final de gincana!

Encontramos mais gente encantada nessa viagem! Tivemos almoço bom na casa de Seu Francisco, da Serra do Talhado, em Delmiro Gouveia (AL). Foi a melhor refeição de toda a semana. Na mesa, carneiro, feijão, arroz, filé de peixe e vinagrete com pimenta. Bom-bom-bom! Mais bacana ainda, o passeio (vejam a foto), a companhia.

Tivemos momentos complicados, foi tdo mto cansativo... mas deu p ter orgulho da gente e da terra alagoana. Qts cenários ainda me faltam conhecer? Obrigada, meu Deus, por mais uma oportunidade e tb por ter saído inteira! Aos q lêem, uma sugestão: desbravem Alagoas.

Roteiro da viagem: Piaçabuçu, Penedo, Neópolis, Propriá, Porto Real do Colégio, São Brás, Traipu, Pão de Açúcar, Piranhas, Delmiro Gouveia, Paulo Afonso.

2 comentários:

  1. Nossa senhora, não vejo a hora de ler essa série, Telminha. Faz muito tempo que ñ tinha tanta vontade em ler um texto. Esse é imperdível!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muitas histórias né Telminha... não vejo a hora de ouvi-las e lê-las, claro!!! Quero saber os detalhes dessa aventura... :)

    ResponderExcluir