domingo, 30 de agosto de 2009

Lembranças de uma jornalistinha


Sou daquelas criaturas não mt organizadas... Com mais de cinco anos de jornalismo, guardo pouco das minhas matérias. Mas, com um saudosismo bom, revirei meu pequeno acervo. Adorei! Decidi, então, q vez ou outra, irei trazer trechos de alguns textos... Sugestões de passeios, livros, CDs... coisas boas de partilhar! Segue a primeira:

PONTAL DO PEBA, UM CENÁRIO QUE REMETE AO INÍCIO DO BRASIL

Antigo cenário dos caetés, hoje rota para aventureiros

Tome nota de uma sugestão para os próximos dias de descanso: prepare uma bagagem simples, com roupas leves e sandálias, e embarque na máquina do tempo. O destino é o ano de 1501, quando a foz do Rio São Francisco foi descoberta pelo italiano Américo Vespúcio. A região era habitada por caetés valentes, emoldurada pela natureza exuberante e repleta de animais selvagens. Pausa. Tome fôlego para entender. Afinal, se até o próprio São Francisco anda ameaçado, o que dizer dos índios e dos bichos que saracoteavam por aquelas bandas há cinco séculos.

Mas se não existem mais os povos de peito aberto a esperar pelos brancos na beira do rio, sobrou para os desbravadores de hoje a missão de se deleitar com a beleza protegida das praias desertas e dunas do Pontal do Peba, povoado pertencente ao município de Piaçabuçu, a 117 km de Maceió, bem ao sul de Alagoas.

Na região, é possível caminhar quilômetros de areia branca, como faziam os primeiros habitantes. O céu deve ser o mesmo, de azul constante. O mar exige força para boas braçadas.

Mas a máquina do tempo serviu apenas para remeter o leitor ao paraíso, porque uma vez no povoado, hoje um templo para os pescadores, a contemporaneidade dos jipes e da asa-delta toma conta do roteiro.

ONDE FICAR *

Pousadas

Chez Julie - (82) 3557-1217
Parque dos Coqueiros - (82) 3557-1122
Pousada do Marinho - (82) 3557-1133
Praiana - (82) 3557-1156

Passeios

Farol da Foz Ecoturismo: (82) 3552-1298

* Espero que os contatos ainda sejam esses!

2 comentários:

  1. Adorei a ideia Telminha. Lugares lindos e curiosos não vão faltar para a lista! :)

    Boa semana!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pô telminha, mais uma excelente dica...quem sabe não pode virar mais uma série para abordarmos. Vendo e revendo os pontos turísticos do Estado!!! E o Peba é mais uma das maravilhas que enchem nossos olhos de beleza e orgulho...e dá-lhe Telminha...

    ResponderExcluir