sexta-feira, 2 de abril de 2010

Páscoa em Família

De todos os feriados do ano, a Páscoa sempre foi um dos meus favoritos. Criança, reuníamos em família na Sexta-Feira da Paixão e no domingo seguinte, mais feliz por conta da Ressurreição de Cristo.

Ainda na sexta, almoço mais gostoso dos 365 dias do ano, as tias prendadíssimas, sem falar na minha mãe, organizavam-se num festival de pratos feitos à base de coco e frutos do mar. Por conta da minha avó, católica das mais tradicionais, sabíamos que as refeições deverim ser de quase jejum.

Mas acho que pela felicidade de ver todos reunidos, ela mesma ia para a cozinha fazer o bacalhau desfiado e banhado no azeite e o doce de leite. No domingo, era a vez dos tios nos encherem de ovos de Páscoa. Devorávamos o almoço correndo p chegar a hora da partilha dos chocolates.

Hoje, depois da morte da minha avó, celebramos a Páscoa em casas separadas. Ainda telefonamos uns para os outros, minhas tias e mãe trocam receitas, os convites são feitos. Mas é como se não tivesse o mesmo sentido... algo se perdeu.

Nesta sexta, almoço entre meus pais, namorado e meu primo, o Ju... No entanto, tenho certeza, q cada um da nossa família, relembra e sente falta da comunhão. Sentimos a ausência da minha avó, refletimos pelo sacrifício de Cristo, pela continuidade da nossa tradição.

Aos meus filhos, como minha avó fez, repassarei o sentido da Páscoa, a importância de uma família reunida. Não estamos mais juntos, mas a importância da celebração e de como nos devemos enxergar com um só permanecem. Lembrei agora que ela dizia conosco: "Meu Povo". Seremos sempre um só povo onde quer que estejamos.

Um comentário:

  1. Você fala de um jeito tão expontãneo e doce sobre a Família, que me remete aos tempos de criança..... maravilha! Que bom se todos jovens como você, tivessem a sabedoria de extrair a essência dos momentos inesquecíveis. Confesso que constatei que saudade e lembranças da infância, tem CHEIRO e SABOR.... rsrsrsr.Quando vou à casa de uma tia que herdou os móveis antigos da minha avó, abro os armários e enfio a cara pra sentir o cheiro da minha infância.... tem algom mais sublime pra se celebrar??? Bjos.

    ResponderExcluir