
PONTAL DO PEBA, UM CENÁRIO QUE REMETE AO INÍCIO DO BRASIL
Antigo cenário dos caetés, hoje rota para aventureiros
Tome nota de uma sugestão para os próximos dias de descanso: prepare uma bagagem simples, com roupas leves e sandálias, e embarque na máquina do tempo. O destino é o ano de 1501, quando a foz do Rio São Francisco foi descoberta pelo italiano Américo Vespúcio. A região era habitada por caetés valentes, emoldurada pela natureza exuberante e repleta de animais selvagens. Pausa. Tome fôlego para entender. Afinal, se até o próprio São Francisco anda ameaçado, o que dizer dos índios e dos bichos que saracoteavam por aquelas bandas há cinco séculos.
Mas se não existem mais os povos de peito aberto a esperar pelos brancos na beira do rio, sobrou para os desbravadores de hoje a missão de se deleitar com a beleza protegida das praias desertas e dunas do Pontal do Peba, povoado pertencente ao município de Piaçabuçu, a 117 km de Maceió, bem ao sul de Alagoas.
Na região, é possível caminhar quilômetros de areia branca, como faziam os primeiros habitantes. O céu deve ser o mesmo, de azul constante. O mar exige força para boas braçadas.
Mas a máquina do tempo serviu apenas para remeter o leitor ao paraíso, porque uma vez no povoado, hoje um templo para os pescadores, a contemporaneidade dos jipes e da asa-delta toma conta do roteiro.
ONDE FICAR *
Pousadas
Chez Julie - (82) 3557-1217
Parque dos Coqueiros - (82) 3557-1122
Pousada do Marinho - (82) 3557-1133
Praiana - (82) 3557-1156
Passeios
Farol da Foz Ecoturismo: (82) 3552-1298
* Espero que os contatos ainda sejam esses!