domingo, 8 de novembro de 2009

Minhas impressões do Enade

Domingo, sol tinindo. Nada de praia nem de churrasco. Às 1oh, espero minha carona p o Enade. Final de faculdade chegando e agora, quem não quer ficar sem o diploma tem q obrigatoriamente ir até o local de prova e pelo menos assinar o bendito nome.

Eu, que moro na Pajuçara, fui levada a fazer prova no Eustáquio Gomes, bem pra lá da Ufal. Nada contra a comunidade, mas são quilômetros e quilômetros de distância. Chegamos, eu e minha colega de turma, às 11h20. O portão fechava ao meio-dia. Bem na horinha do almoço! Mas pra quê almoço?! Matamos a fome com um sanduíche providencialmente feito em casa e um refrigerante de mercearia, bem do outro lado de uma praça - q de praça só tinha o terreno, era só areia e mato!

Depois do sanduba e de um papo leve, vamos à sala de prova. Quente! O ventilador não funcionava. Pobre das crianças q estudam lá diariamente. Chegou a hora de ver o caderno de questões. Achei q fosse uma dissertação! Ao todo, 31 páginas.

Sobre Direito......... poucas perguntas! Trouxeram mais charges, gráficos... temas da atualidade. Ao final, sapecaram, de forma bem superficial, uma das obras de Júlio Verne! A intenção de avaliar os cursos no Brasil pode até ser boa, mas o método... mt precário ainda!

Ao final, fiquei na porta da escola, à espera da minha carona! Sabe ql a resposta q mais ouvi dos alunos, qs unânime?! Na avaliação dos estudantes sobre a prova, boa parte deles sentiam-se SEM MOTIVAÇÃO p respondê-la. Ainda fiquei mais impressionada qd soube q os estudantes de Arapiraca tiveram q se deslocar p Maceió... q viagem!

É........ sobre o Enade e tantas outras provas a q somos submetidos, tirem suas próprias conclusões. Um abraço!

2 comentários:

  1. Saudadeeeeeeeeeeeeeeeeee amiga!
    Gostei penultima postagem descreveu de forma tão sutil inteligente delicada seus momentos de felicidade. Materializaram fielmente o conceito de felicidade.
    bjuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  2. Lamentável saber que esses exames parecem mais uma brincadeira né? Pior ainda é saber que eles são os responsáveis pelos conceitos dos cursos.... eu hein!

    ResponderExcluir